Notícias

03.12 – NO DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, A CIDADE DE SALTO CONTOU COM BELA PASSEATA E PROTESTO NA AV. 9 DE JULHO.

No dia 03 de dezembro houve uma passeata organizada por movimentos sociais ligados às pessoas com deficiência (PcD), em uma bela demonstração de reivindicação e luta, em meio à polêmica PL 6159/2019 que tramitava na Câmara dos Deputados e estava para ser votada.

Mas obtivemos a excelente notícia, diretamente de Brasília, que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, acaba de assumir o compromisso com parlamentares e representantes da sociedade civil organizada, como a @escoladagente e a Rede Brasileira de Inclusão, de que o PL NÃO VAI TRAMITAR ENQUANTO DURAR O SEU MANDATO, isto é, até fevereiro de 2021.
Um dos dirigentes do STIM Salto, Valter Luiz (membro da Direção Executiva), apoiador, militante e grande representante das lutas dos PcDs, comentou que “quando soubemos da tramitação no Congresso (da PL 6159), nós, trabalhadores, trabalhadoras e os movimentos de defesa das pessoas com deficiência, nos organizamos e vários companheiros e companheiras foram à Brasília pressionar os deputados e senadores a não votarem a PL deste nefasto governo. Graças a essa mobilização, conseguimos abortar a mesma. Mas não vamos abaixar a guarda até que a PL 6159 seja extinta de vez”, concluiu Valter.
Isso simboliza uma vitória, ainda que não definitiva, para que a sociedade e os movimentos tenham tempo de se organizarem e pressionarem ainda mais o governo para que, em hipótese alguma, essa PL entre em vigor, nem hoje, nem em 2021 e, de preferência, nunca.