NOSSA HISTÓRIA

A Associação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Salto foi criada em 1981 e reconhecida como Sindicato em 13 de maio de 1983.

A partir daí, o Sindicato dos Metalúrgicos de Salto permanece com o principal objetivo de defender o trabalhador metalúrgico associado ou não, e outras categorias que não possuem representação no município, juridicamente e politicamente.

Desde 1990, quando assumimos a direção deste Sindicato, iniciamos um trabalho voltado à criação do Sindicato Cidadão, ou seja, aquele que participa e intervém em todos os espaços de debates que envolvam o trabalhador ou a sociedade em geral, além de ser aquele que também apresenta oportunidades que a sociedade muitas vezes não possui através do Estado.

Baseado nisso, o Sindicato oferece um curso profissionalizante de computação totalmente gratuito aos sócios e à comunidade carente, e o Telecurso 2000, iniciado em parceria com o SESI/SP e voltado à aprendizagem do Ensino Fundamental e Médio, para os trabalhadores que não terminaram os estudos. Levando ainda em consideração a rotina de trabalho dos homens e mulheres que possuem jornada dupla, este curso possui apenas duas horas diárias, possibilitando uma maior freqüência nas aulas, além de apresentar um modelo atraente, que não se resume somente em assistir vídeos e tirar dúvidas com o professor, mas sim, interagir com o mesmo, argumentando e dando opiniões para que assim, o senso crítico e o interesse em aprender sejam cada vez maiores.

Assim, é possível dizer que tudo aquilo que é do interesse da sociedade e possível de ser realizado, a direção do Sindicato se empenha em concretizar, enquanto entidade representativa sem fins lucrativos.

Como exemplo, vale destacar ainda, a inclusão do portador de deficiência no mercado de trabalho, que hoje é um dos temas mais debatidos dentro do nosso município; o “Natal sem Fome”, que é um trabalho voluntário dos metalúrgicos junto aos outros Sindicatos da cidade; as pastorais e a Comissão Fé e Política, destinada à arrecadação de alimentos para as famílias carentes do município; a inserção no Conselho de Saúde do Município, na Comissão de Emprego, no Conselho da Educação e na Comissão que discute o planejamento do município.

Em linhas gerais, o Sindicato Cidadão busca ocupar um lugar na sociedade, como um órgão propositivo de discussão para uma melhoria de bem-estar social.

Um grande abraço!

Equipe Stim Salto