Trabalhadores da CK CABOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (Antiga Coopersalto e Cobrekabos) reivindicam reposição dos atrasados da Campanha Salarial 2023.
Nesta quarta-feira (13), os trabalhadores da empresa CK CABOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (antiga CooperSalto Cobrekabos), participaram de assembleia com o sindicato para discutir a questão dos valores retroativos da campanha salarial de 2023.
A situação é complexa, especialmente porque o sindicato patronal ao qual a empresa pertence não assinou a Convenção Coletiva de Trabalho com a FEM/CUT/SP. Para garantir os direitos econômicos e sociais dos trabalhadores, o sindicato se colocou à disposição da empresa para negociar Acordos Coletivos de Trabalho (ACT). Infelizmente, até o momento isso não ocorreu. Mas é importante ressaltar, a data base dos trabalhadores metalúrgicos é 1° de setembro, e, portanto, a empresa ao conceder o aumento em fevereiro deixou de repassar o total da data base, resultando em um passivo para os trabalhadores que deve ser quitado.
O presidente do STIM Salto, Sandro Garcia, enfatizou que os trabalhadores têm direito ao aumento na data base em 1° de setembro. No caso especifico da empresa CK CABOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA (antiga Coopersalto/cobrekabos), o reajuste foi repassado no início do ano2024, o que resultou em um passivo pendente para os trabalhadores receberem, disse Sandro.
No final, o Sindicato e trabalhadores se reuniram com a direção da empresa, e uma data limite para resolução das pendencias foi colocada. O sindicato está aberto ao diálogo e aguarda o posicionamento da empresa para novos encaminhamentos.