Presidente do STIM Salto participa de reunião do Banco de Alimentos de Sorocaba.
A reunião organizada pela administradora do Banco de Alimentos, Katia Leite e Sindicatos Metalúrgicos de Sorocaba, contou com a participação de diversas entidades sindicais da região. Dentre os assuntos pautados, os desafios enfrentados pelo banco de alimentos e os desmontes das políticas sociais.
Para o presidente do STIM Salto, Alexandro Garcia Ribeiro, “Com o Brasil retornando ao mapa da fome, vivemos um momento de tristeza, aqueles que têm um pouco de amor ao próximo, sofrem na pele as dificuldades do nosso povo. Podemos perceber no dia a dia o agravamento do desemprego, em consequência o aumento de moradores e vendedores de rua e famílias em busca de cestas básicas para a subsistência. O banco de alimentos de Sorocaba é uma referência na arrecadação e distribuição de alimentos em nossa região, por isso nosso sindicato empenha o total apoio à sua organização”, complementou Alexandro.
Os agravantes desse cenário podem estar nos desmontes das políticas sociais dos governos federal, estadual e municipal nas áreas de proteção aos mais pobres, afinal não se tem visto o aprimoramento de políticas públicas sociais nessas três esferas.
ENTENDENDO A HISTÓRIA DO BAS: O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) é uma organização não governamental fundada em dezembro de 2005 com a finalidade de diminuir o desperdício de alimentos e, ao mesmo tempo, ajudar no combate à fome em Sorocaba e região. No ano de 2018, o BAS arrecadou aproximadamente 227 toneladas de alimentos, após a triagem e separação foram distribuídos para entidades 211 toneladas, sendo descartadas 16 toneladas. Alimentos que saciaram a fome de milhares de pessoas de nossa região.
É importante ressaltar que o Banco de Alimentos foi criado inspirado pela campanha Natal Sem Fome, que arrecadou alimentos e foi mantida pelos Sindicatos dos Metalúrgicos da Região de 1994 a 2012. A campanha recebia doações de toneladas de alimentos que eram separados, inspecionados e distribuídos para entidades e famílias carentes.
Atualmente o BAS arrecada, higieniza e distribui cerca de dezenas de toneladas de alimentos por mês a milhares de pessoas carentes de Sorocaba e região. As parcerias com instituições sociais, empresas e poder público são fundamentais para o banco obter esse desempenho.
O BAS possui uma diretoria própria e seus parceiros-fundadores são Sindicato dos Metalúrgicos, Ceagesp e Etec Rubens de Faria e Souza.
O Banco funciona no pavilhão administrativo do Ceagesp de Sorocaba, na Rua Terêncio Costa Dias, nº 300, Parque Santa Isabel.
As empresas que desejam ser parceiras do BAS podem entrar em contato pelos canais abaixo:
Telefone para contato 15 – 991123417 (Katia)
E-mail: bancodealimentos.sorocaba@gmail.com