
Editorial: CAMPANHA SALARIAL 2020
Por Jean Robert Honório – Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Salto
A campanha salarial da categoria metalúrgica está na fase de negociações. Representados pela direção da FEM/CUT e sindicatos associados, trabalhadores e trabalhadoras têm buscado, junto ao sindicato patronal, a efetivação de uma proposta que contemple os interesses de nossa categoria. A pauta foi protocolada no mês de junho, juntamente com pedidos de reuniões com os representantes patronais. Infelizmente, com as restrições do distanciamento social, não é possível fazer reuniões de forma presencial, sendo as reuniões realizadas por vídeo conferência.
O presidente FEM/CUT e as direções dos sindicatos associados têm se reunido periodicamente com os representantes patronais. Estamos no meio do mês de agosto e os patrões ainda não formalizaram uma proposta de renovação da CCT, nem tampouco de proposta econômica.
Sabemos que 2020 é um ano atípico. Que há crises de saúde, política e econômica, latentes em toda a sociedade brasileira.
Nossa categoria aprovou as pautas na assembleia de abertura da campanha salarial no mês de junho. A FEM/CUT e sindicatos associados têm reafirmado e batalhado, nas reuniões, as pautas aprovadas: vida, emprego e renda. Cobramos que as empresas garantam a salubridade de seus trabalhadores e os empregos, bem como recompor as perdas salariais.
É sempre importante frisar que a Campanha Salarial e as Negociações Coletivas configuram um momento ímpar de integração de nossa categoria metalúrgica, propiciando a união de nossas bases com o sindicato. Nossas conquistas dependem de nossa luta e é através da unidade que garantiremos os direitos conquistados na CCT e a recomposição econômica em 2020.
Não podemos aceitar que conquistas históricas dos trabalhadores sejam extintas. Com previsão de inflação de aproximadamente 2,57%, de setembro 2019 a setembro 2020, deixamos bem claro que não vamos permitir que os trabalhadores paguem a conta pelo repasse dos prejuízos das crises política e econômica. Essa conta não pode cair no colo da classe trabalhadora.
Você pode gostar

CHAMADA PARA VOTAÇÃO ONLINE
25 de junho de 2020
Trabalhadores da empresa NAGEL rejeitam proposta de PLR (VÍDEO)
2 de dezembro de 2020